• Paulo Freire e Sérgio Guimarães : Aprendendo 6- O terceiro mundo no primeiro
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Uma sociedade democrática não é uma sociedade de autômatos, é uma sociedade de gente crítica; de gente sujeito, de gente que pensa, de gente que reage, de gente que ama, de gente que sofre também não é uma só… A sociedade democrática com quem a gente sonha pelo menos não é uma sociedade de autômatos, não é uma sociedade de máquinas.
  • Programa de TV sobre os títulos recebidos por Paulo Freire em Juiz de Fora
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    O educador precisa sonhar com um tipo de sociedade que lhe pareça oferecer condições melhores de vida do que hoje, por exemplo, quando eu saio de casa para ir à universidade coordenar um debate, um seminário, eu saio de casa e vou até lá porque há uma coisa de que eu estou convencido: que mudar é difícil, mas é possível.
  • Paulo Freire e Sérgio Guimarães: aprendendo 7- As aventuras do jovem adolescente
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Uma sociedade de atrito em que há um discurso só que rege, que a grande maioria ouve em silêncio, porque não pode contestar o discurso, degenera em falta de respeito, de ética, em tudo. Então, eu acho que mais uma, no teu caso, entre milhões de outros, é o caso cuja grande lição é o do chamamento a todos nós, atenção de todos nós para que lutemos no sentido de que nunca mais o Brasil reviva as experiências da ditadura.
Parceria:
Desenvolvimento: