• Aula inaugural do Mestrado em Educação da Universidade de Juiz de Fora realizada por Paulo Freire
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    O fato de ser um ser inacabado não é, porém, uma exclusividade do ser humano. A marca do inacabamento ou da inclusão faz parte da experiência vital. A árvore é inacabada também, o leão é inacabado, os pássaros são inacabados, quer dizer, a vida se caracteriza por ser um processo inconcluso. Acontece, porém, que mulheres e homens somos os únicos seres que nos tornamos capazes na experiência social e histórica em que fazemos parte, nos tornamos capazes de nos moldar sobre nós e perceber a nossa inconclusão.
  • Encontro com Paulo Freire no Ginásio Tesourinha em Porto Alegre
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Eu acho que uma dessas qualidades que constitui a gente como gente é que somos indeterminados. Quer dizer, é a qualidade de ser, a nossa natureza é de inconclusão. Quer dizer, inconclusão significa exatamente não está concluída. Por isso, mesmo nós somos muito mais projetos dentro da história.
  • Conferência do professor Paulo Freire e entrega do título de cidadão uberabense
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Como é possível que eu me descubra um ser ou como um ser histórico, como um ser finito, como um ser inacabado, sem me perceber também como um ser permanentemente em busca. Quer dizer, se eu sou inconcluso, se eu sou inacabado, se eu sei que sou inconcluso, como é então que eu não me descubro também um ser educável, como um ser inserido num permanente processo de busca. E se eu estou em processo permanente de busca, como posso estar nele sem esperança.
Parceria:
Desenvolvimento: