• Encontros com Paulo Freire
    Clique aqui para ouvir o áudio completo.

    Para mim, é uma ingenuidade pensar que a educação sistemática ou que a escola faz apenas reproduzir a ideologia dominante. Essa compreensão parece muito mecânica. O que ocorre é o seguinte, é que, indiscutivelmente, a escola reproduz, a ideologia dominante, reproduz o autoritarismo do modo de produção capitalista, mas não faz só isso, tá entendendo? [Entrevistador]: Quer dizer que ela carrega, ao reproduzir os modelos de produção, ela carrega uma contradição? [Paulo Freire]: Ela carrega uma contradição. E é exatamente nessa contradição que ela carrega ao reproduzir o modelo, que a gente entra como contraditor também do próprio ato reprodutivo.
  • paper
    Paulo Freire conversa com Patrick Clarke
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Ele é um homem que necessariamente tem que fazer isso. Quer dizer, porque ele primeiro tem o direito de existir, entende. Segundo ele tem o direito de ter uma opção política, que é a da Direita que é da direita a opção dele; e terceiro: eu tenho o direito de não cair na opção dele, não repetir a opção dele, não trabalhar pela opção dele pelo contrário, de trabalhar contra a opção dele. Esse é um direito que nós dois temos, e o que eu puder fazer para derrubar, não ele pessoalmente ele vem aí de ‘enxerido’. O que eu quero derrubar é exatamente a concepção de mundo, a concepção de vida centrada apenas nos grandes viadutos. Para mim os viadutos são a gente, somos nós, quer dizer a prioridade sobre nós mesmos.
  • paper
    Programa 'Clodovil Abre o Jogo' entrevista Paulo Freire e Tatiana Belinky
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    O problema da ideologia não é nem sequer um problema e por opção minha, quer dizer, eu não posso decretar que não há mais ideologia. Vivem dizendo isso às vezes. Há muito tempo já se afirmou que as ideologias morreram. E eu costumo sempre dizer: para você dizer que as ideologias morreram você tem que ter uma afirmação ideológica. Porque, quando eu digo as ideologias morreram, essa é uma afirmação ideológica, não há nada que seja exclusivamente científico.
Parceria:
Desenvolvimento: