• A conversation with Paulo Freire
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Quem disse que um certo sotaque ou uma certa maneira de pensar é a mais ‘certa’? Se existe uma que é ‘certa’ então existe uma que não é. Então veja, é impossível pensar a linguagem sem pensar em ideologia e poder. Eu defendo o dever dos professores de ensinar esse padrão ‘certo’ e eu defendo os direitos das crianças e adultos de aprender o padrão dominante. Mas é necessário para ser um professor democrático e tolerante que se explicite, é necessário que deixe claro para as crianças ou adultos que a maneira deles de falar é tão bonita quanto a nossa, e que é direito deles falar de tal modo.
  • Aula magna de Paulo Freire em Goioerê
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    A linguagem que não é um puro instrumento de transmissão de conhecimento, porque ela é o conhecimento também. Quer dizer, eu falo o conhecimento que estou criando, que estou produzindo a minha fala, o meu discurso sai do meu corpo carregado já com o peso do conhecimento ou da ignorância.
  • Seminário 'Reflexão sobre processo metodológico de alfabetização'
    Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

    Linguagem não é puro instrumento de comunicação. A linguagem está grávida de ideologia e ela sofre um corte de classe. Portanto, a linguagem popular teria que ser respeitada dentro da cultura popular, que é cultura de classe. E só a partir daquela linguagem e daquela cultura que a identidade do povo se constitui que era possível como povo dar um salto para a compreensão de outros níveis culturais e de outros níveis linguísticos.
Parceria:
Desenvolvimento: